História do Município

A formação do primitivo núcleo se atribui aos apreciáveis contingentes humanos que chegavam na região, atraídos pela lavra do ouro, e se fixavam às margens do Sapucaí, em terras férteis, de localização magnífica e rica fauna. Numerosas famílias estimuladas por tão promissoras notícias, vieram a se ocupar, em especial, da lavoura e da pecuária, isto por volta de 1750.

Em 1802 foi erguido, por João Antônio da Rocha, o primeiro templo religioso, sendo dessa época, referências sobre a “Ermida de Volta Grande”, em torno da qual desenvolveu o povoado.

A sede municipal está localizada à margem direita do Rio Sapucaí. Suas terras são constituídas, em sua maior parte, de imensas várzeas e se prestam bastante à cultura do arroz.

A origem do nome prende-se ao fato do Rio Sapucaí traçar perto da cidade uma grande volta. Daí, o topônimo Careaçu, que no idioma Tupi-Guarani significa “Volta Grande”.

Gentílico: Careaçuense

Formação Administrativa

Distrito de Volta Grande, criado por Lei Provincial 2.779 de 19 de setembro de ­1881 e por Lei Estadual 2 de 14 de setembro de 1891, subordinado ao município de São Gonçalo do Sapucaí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Volta Grande, figura no município de São Gonçalo do Sapucaí. Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1º de setembro de 1920.

Pela Lei Estadual 843 de 07 de setembro de 1923, o distrito de Volta Grande passou a denominar-se Careassu e foi transferido do município de São Gonçalo do Sapucaí para Santa Rita do Sapucaí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Careassu, figura no município de Santa Rita do Sapucaí. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937.

Pelo Decreto Lei Estadual 1.058 de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Careassu passou a ser grafado Careaçu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Careaçu figura no município de Santa Rita do Sapucaí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Careaçu, pela Lei Estadual 1.039 de 12 de dezembro de 1953.

Emancipação Política: 1º de janeiro de 1954.

Símbolos Oficiais

São símbolos do Município a Bandeira, o Brasão e o Hino, representativos de sua cultura e história. (Lei Orgânica, Art. 2º, Parágrafo Único)

Lei Municipal 618 de 23 de Julho de 1979: Dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos do Município de Careaçu e dá outras providências.

Bandeira

Brasão

Hino


Letra: José Carlos Pereira

Música: Maestro Sebastião Lima

Intérprete: Marta Gomes (Dona Marta)

És tão linda minha terra querida

Onde o amor tem mais força e razão

E a todos oferece guarida

E as riquezas que brotam do chão


Braços fortes do heroico pioneiro

Trabalhando com alma e ardor

Fez nascer no solo sul mineiro

Esta joia de raro esplendor


É a lavra do ouro que se expande

No agreste sertão um povo audaz

Erigiu a Ermida de Volta Grande

Onde a fé trouxe o amor e a paz

Rio Sapucaí altaneiro

Irrigando tesouros colossais

Transformando este solo em celeiro

Careaçu orgulho de Minas Gerais


Nossa Senhora da Conceição

Abençoa este povo de valor

Que trabalha em sublime oração

E acredita no amanhã de esplendor


Ser teu filho para mim é uma glória

Que será eterna em meu coração

Siga firme pela estrada da vitória

Careaçu meu amado torrão


Legislaturas do Município